Matemática Financeira no Excel
Muito já se falou sobre as infinitas possibilidades da planilha eletrônica Excel no dia-a-dia das pessoas, seja para assuntos domésticos ou profissionais. A poderosa ferramenta é composta por uma vasta bibliografia de todas as áreas de matemática, desde as operações mais simples até as funções estatísticas, lógicas, trigonométricas, funções de busca e referência e logicamente as operações da matemática financeira, tão bem apresentada e bem ilustrada na apostila de Paulo José de fazzio Júnior.
A apostila mostra de forma coerente a desde os juros simples até os compostos, e várias opções de cálculos, fórmulas, formatação, gráficos e formas de apresentação.
Claro que não se pretende esgotar o assunto, ou mesmo adentrar em áreas extremamente técnicas, como calcular taxas de retorno de investimentos, custo médio ponderado de capital, ou mesmo a equivalência de taxas real e taxas efetivas, o que não reduz a eficiência da obra, no que tange à Matemática Financeira no dia-a-dia das pessoas comuns, com suas necessidades de comparar diferentes taxas nas suas compras, e checar sempre à melhor opção.
Mesmo no uso do excel, não era possível escrever todos os comandos disponíveis, até mesmo em virtude das duas diferentes versões que tem atualmente no mercado, ou seja o excel 1997-2003 e excel 2007.
Isso posto, cabe ao aluno procurar realizar os exercícios propostos e, em caso de dúvidas, buscar saná-las seja na literatura existente e disponível na web, ou com auxílio de professores e pessoas mais experientes na área.
Afinal não basta ter a informação disponível, também é necessário a atitude para se aproveitar bem dessa informação. E essa é a grande diferença entre os diversos alunos.