Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 


ONLINE
1


Aula 2 - Software Tabulae

Resenha sobre “O Software Tabulæ "

Tabulæ  deriva do  nome grego de um conjunto de tábuas de cera usado para rabiscar mensagens e diagramas.

 Visando disponibilizar softwares educativos e da fácil acesso, principalmente financeiro aos professores, talvez tenha sido a principal razão para o desenvolvimento do programa.

 Permite ao professor e/ou pesquisador acompanhar o passo-a-passo do trabalho de cada aluno individualmente ou em pequenos grupos, inclusive o tempo gasto por ele para finalizar cada atividade.

 A Aprendizagem da Geometria e os Softwares Geométricos

 Apesar de existirem pontos de vistas diferentes entre os estudiosos do tema, a grande maioria dos autores defendem o uso da informática no ensino da matemática, notadamente da geometria pela possibilidade de se visualizar e interagir com as formas e modelos.

Outra questão controversa é a aplicação de provas para os alunos, pois alguns entendem que a prova nos sistemas informatizados pode ser até dispensada enquanto outros defendem até uma prova mais rigorosa que possa encorajar o raciocino dedutivo, proporcionando ao aluno a oportunidade de elevar seu nível de atenção e aprendizado.

Geometria Dinâmica: recursos, potencialidades e limitações

Diferente de sotwares geométricos, Geometria Dinâmica é utilizada para designar programas interativos que permitem a criação e manipulação de figuras geométricas a partir de suas propriedades, não devendo ser visto como referência a uma nova geometria. Estes softwares também costumam ser usados em pesquisas e em outras áreas da geometria, como as geometrias não-euclidianas, geometria analítica e geometria descritiva, assim como podem ser explorados em outras áreas como a física, por exemplo.

Recursos

Esses softwares têm uma grande quantidade de recursos gráficos, uso de cores, calculadoras, pré-montagem de blocos, teclas de repetição e as opções de voltar ao anterior e ir novamente para frente. Interações impossíveis em papel e lápis, ou giz podem ser facilmente aplicados com alguns cliques, tais como o paralelismo, a proporcionalidade, a simetria e outros.

Os recursos foram apresentados em linhas bem gerais e são representativos das possibilidades e avanços para a aprendizagem da Geometria, porém ainda há outros que certamente ampliariam a discussão aqui apresentada. Por razões de concisão estes últimos foram omitidos.

 

Potencialidades

As potencialidades dos softwares de geometria dinâmica, são suas mais importantes características que ajudam a enriquecer o processo de ensino-aprendizagem da geometria, além de valorizar o conhecimento matemático e a sua construção, através das diversas ações e possibilidades que ele oferece.

O fato de ser no papel ou no computador não reduz a importância do desenho bem realizado e da harmonia, já que ele é um suporte concreto de expressão e entendimento do objeto geométrico e possui um papel importante na formação de sua imagem mental.

A geometria dinâmica pode colaborar para os processos de formação do conceito de objeto geométrico, permitindo que o aluno não confunda as propriedades de um desenho com as propriedades de um objeto geométrico, ou seja, a posição particular de um desenho não faz parte das características do objeto geométrico considerado.

O trabalho com a geometria dinâmica possibilita duas maneiras diferentes de utilização: atividades de expressão ou atividades de exploração, enquanto a s primeiras proporcionam ao aluno a autonomia para construir seus próprios modelos, nas atividades de exploração os alunos recebem as construções prontas e são desafiados a compreendê-las.

As atividades que estimulam a exploração e a descoberta dos invariantes são realizadas através de experiências visuais, e possibilitam a formação de noções e conceitos geométricos e levam à representação mental correta destes conceitos por parte do estudante, isto é, acabam auxiliando no processo de visualização.

Limitações

As limitações encontradas nos softwares de geometria dinâmica são, muitas vezes, conseqüências da própria tecnologia utilizada e algumas delas podem até mesmo ser exploradas pelo professor em suas aulas, que deve estar sempre atento ao fato de que determinadas medidas obtidas estão sempre sujeitas a erros e aproximações.

Considerações Finais

Todas estas reflexões visaram compreender que a utilização do computador como recurso pedagógico nas aulas de geometria pode evitar que o esquecimento desta disciplina persista no cotidiano de nossas escolas, permitindo que ela volte a ocupar o espaço que lhe é devido nas aulas de matemática. Para isto, o seu ensino deve se adequar à realidade educacional, científica e tecnológica de nossos dias.