Sites Grátis no Comunidades.net Criar um Site Grátis Fantástico

 


ONLINE
1


Aula 1 - Instruprog

Instrução Programada

 

“A Instrução Programada (I. P.) é uma estratégias de ensino onde o professor pode utilizar o que se constitui de uma seqüência cuidadosamente ordenada e organizada de um conteúdo, com vistas a assegurar condições de aprendizagem ao aluno, a partir de uma prévia sondagem ou de um diagnóstico das necessidades e/ou dificuldades dos alunos e de uma precisa definição de objetivos a serem alcançados.”

“O conteúdo a ser desenvolvido tem de ser apresentado passo a passo, em seqüência de dificuldades em ordem crescente, de modo a facilitar a progressão do aluno de um item para outro, ou de uma questão para outra. Face às informações contidas em cada item ou questão, cada aluno ou grupo de alunos permanece nela o tempo que julgar necessário para compreender o informado, mais lenta ou mais rapidamente, segundo seu ritmo.

Esta é uma das vantagens dessa estratégia: programar um atendimento diferenciado, individual ou grupal, quanto ao ritmo de

aprendizagem, enquadrando-se perfeitamente às condições de uma

classe multisseriada.”

 

Para esta estratégia de ensino Skinner propunha a utilização de máquinas de ensinar como forma de resolver os impasses que surgem em decorrência das dificuldades de atender cada aluno.

“Princípios da Instrução

Programada

1. Conteúdo é desdobrado em pequenas informações.

2. Cada informação oferecida ao aluno exige dele uma resposta.

3. Acerto ou erro é imediatamente constatado pelo aluno.

4. Cada informação deve estar ordenada, para formar conjuntos de conteúdos com fins específicos.”

 

http://www.smec.salvador.ba.gov.br/site/documentos/espaco-virtual/espaco-praxis-pedagogicas/BANCO%20DE%20SUGEST%C3%95ES%20DE%20ATIVIDADES/instrucao%20programada.pdf – 07/08/2010”

 

 

“Skinner propunha a utilização de máquinas de ensinar como forma de resolver os impasses que surgem em decorrência das dificuldades de atender cada aluno. O acompanhamento poderia ser feito pela própria máquina, especialmente nas formas de avaliação, entendidas por ele como parte essencial da aprendizagem.”

 

Avaliação e aprendizagem:

  • O papel da avaliação na aprendizagem está no contexto de uma concepção que supervaloriza o acerto (a incidência de erro deve ser igual a zero) por parte de Skinner (esta preocupação, diga-se, é indissociável de uma conhecimento técnico-científico em construção e aplicação no período de guerra - onde cada erro poderia significar perdas materiais e humanas elevadas);

http://penta.ufrgs.br/~jairo/1instru1.htm - 07/08/2010

 

 

SKINNER

Experiência de Skinner